Vistoria encontra vários problemas no ginásio de esportes Ivo Silveira.

Joaçaba – Uma vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros e pela prefeitura municipal de Joaçaba encontrou uma série de problemas no ginásio de esportes Ivo Silveira.

A ação, realizada na última sexta-feira(13), foi desenvolvida devido à preocupação da administração municipal dos riscos que o Silveirão pode oferecer aos freqüentadores, já que as irregularidades são visíveis.

Foram verificados vários itens de segurança.Entre os problemas encontrados estão as dimensões de corredores, que não são adequadas, faltam sanitários, algumas vigas de madeira que sustentam o telhado apresentam rupturas devido a umidade, o telhado tem vários buracos e faltam telhas.

Outro aspecto negativo é a dificuldade de acesso,principalmente para deficientes, já que não existem rampas, as saídas de emergência também estão fora das normas

Na quadra os buracos no piso são visíveis e representam um risco para os atletas. Durante a vistoria a equipe da AJOV treinava no local. O Técnico João Luchese relatou as dificuldades encontradas para trabalhar no Silveirão.

“Quando chove não podemos treinar, são muitas goteiras e o risco de uma menina se machucar é grande. A iluminação também é precária e olhando para estas vigas com problemas, tem dias que temos até medo de treinar aqui.”

O Prefeito Rafael Laske também visitou o ginásio e acompanhou a vistoria juntamente com o Secretário de Planejamento e Obras – Luiz Robério.Com base no que viu e também no levantamento apresentado,o Prefeito lamentou o abandono do Silveirão.

“É uma pena que este espaço tão importante para o esporte de Joaçaba esteja nestas condições. O que estamos vendo é o reflexo do abandono que o Silveirão teve nos últimos anos. Agora temos que pensar e planejar muito bem o que vamos fazer, já que são muitos problemas.”

Para o Prefeito o custo de se reformar o ginásio é muito elevado.

“Podemos até reformar o local,mas mesmo assim ele vai continuar com  problemas e a manutenção agora que está neste estágio trará um custo elevado para o município.Nossa idéia,já defendida na campanha,é fazer aqui um novo espaço,adequado as condições atuais e que venha a atender toda a comunidade.Uma espécie de centro de eventos,como existe em muitos municípios do Estado.”

Para o Secretário Luiz Robério é hora de começar um projeto para o local.

“Não existe ainda um projeto específico para o Silveirão,mas este é o nosso desafio a partir de agora.Vamos elaborar e depois buscar os recursos necessários.”

Enquanto isso algumas medidas serão tomadas para garantir que o Silveirão possa continuar a ser usado, já que a hipótese de interdição foi descartada pelo Corpo de Bombeiros. O setor de Engenharia da Prefeitura estará entregando o laudo ao Prefeito Rafael Laske e orientando o que pode ser feito.

“Existem dois problemas de estrutura no telhado que vamos orientar para que seja feito um escoramento, nestes pontos existe o risco mesmo de ruptura. De modo geral a questão de usabilidade do ginásio não cumpre as normas.”Informou o Engenheiro da prefeitura municipal Ricardo Massignani.

O Ginásio de Esportes Ivo Silveira foi inaugurado em 8 de Outubro de 1968, e abrigou grandes competições e eventos, que até hoje estão na memória dos joaçabense  e de toda região. Agora,enfim a longa agonia causada pela falta de manutenção parece estar próxima do fim.