Rádios Escolares e Internet para as escolas.

A Secretaria Municipal de Educação adquiriu mais 03 Kits Rádio Escola, o equipamento atenderá a três escolas municipais.

No ano passado foi adquirido um equipamento destes que está sendo utilizado por alunos, professores e direção do Colégio CERT. Estes três novos serão destinados a Escola Municipal Rotary Fritz Lucht, NUPERAJO-Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba e a Escola Municipal Nossa Senhora de Lurdes.

Segundo Adenilso, diretor de transporte da Secretaria Municipal de Educação “O projeto visa facilitar a comunicação das crianças e incluí-las nesta era dos meios de comunicação”, pois são rádios escolares e as crianças podem usar no lazer (início e final das aulas e no recreio) criando programas, dando recados e também para trabalhos pedagógicos. É um equipamento fácil de ser transportado e de fácil manuseio, facilitando ainda mais para os alunos, segundo Adenilso na próxima semana os equipamentos serão instalados nas três escolas.

O equipamento é simples, um transmissor de baixa potência, um receptor acoplado a uma mesa de som com distribuição para duas caixas de ressonância que podem ser levadas para qualquer parte do colégio, fones, microfones e, é claro, muita criatividade e disposição para colocar esta rádio no ar.

Embora utilize o sistema de propagação via ondas eletromagnéticas, o equipamento não interfere nas estações de rádio local, ou rádios da Polícia ou Corpo de Bombeiros, pois opera numa frequência distinta e com potência reduzida, o som é propagado somente nas dependências da escola”.

Outra aquisição da Secretaria de Educação foi a internet via rádio instalada na Escola Anita Lopes Vieira de Santa Helena.

Através da Certa Informática a antena foi instalada semana passada, e está funcionando desde sexta-feira.

A comunidade de Santa Helena também poderá usufruir do serviço pois a antena tem disponibilidade para mais 29 residências.

Na escola a internet já está sendo usada na Secretaria. A biblioteca e o laboratório de informática em breve estarão interligados. Acredita-se que apartir do dia 11 de setembro os alunos terão toda a liberdade para usufruir da internet com pesquisas, aulas de informática etc.