Está sendo instalado o equipamento de auxilio visual no Aeroporto Santa Terezinha.
Está sendo instalado o equipamento de auxilio visual no Aeroporto Santa Terezinha.
O PAPI (Precision Approach Path Indicator) é um sistema de luzes, colocados do lado esquerdo da pista, que tem por objetivo informar os pilotos sobre a altitude precisa em que se encontra o avião quando este faz a aproximação da pista para aterrar, contribuindo para o aumento de segurança nas operações de pouso, principalmente a noite e nas situações de visibilidade restrita por fenômenos meteorológicos, como chuva e neblina.
O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e vermelho, são visíveis a 5 milhas (9,3 Km) durante o dia e a 20 milhas (37 Km) a noite, o sistema permite ao piloto saber se o avião está muito abaixo (quatro luzes vermelhas) ou muito acima (quatro luzes brancas) do percurso de aproximação. Ou se está baixo (três luzes vermelhas e uma branca) ou acima (uma luz vermelha e três brancas) do percurso de aproximação. Duas luzes vermelhas e duas brancas indicam o angulo de decida ideal.
Segundo Beló, Tesoureiro do Aeroclube Joaçaba, a instalação do equipamento deve ser concluída nos próximos 30 dias se o tempo colaborar, após será realizada a aferição para que o PAPI comece a funcionar.
Para o prefeito Armindo Haro Neto “esta é uma conquista importante para o Aeroporto Santa Terezinha que agora passa a operar com mais segurança, para que possa prosperar e quem sabe, oferecer mais vôos para Joaçaba”.