Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Proteção Social Especial de Média Complexidade

Os serviços de Proteção Social de Média Complexidade são realizados por equipes especializadas que atuam junto às famílias, cujos vínculos familiares e comunitários estão fragilizados, mas não foram rompidos. O objetivo é contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
O atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco social é realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o qual é responsável pelo atendimento à população que está em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, por meio dos seguintes serviços:

PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
É um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.


Serviço Especializado em Abordagem Social
Tem como objetivo assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. O serviço inicia o processo de saída das ruas e busca solucionar as necessidades imediatas do indivíduo, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.


Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
Serviço destinado à promoção de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direito.


Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
O Serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

Atividades em grupo
São realizadas atividades em grupo com as famílias atendidas pelo CREAS, nos serviços disponíveis. Por meio das atividades desenvolvidas busca-se resgatar os vínculos familiares e comunitários com vistas a restabelecer a convivência destes indivíduos com suas famílias.

Horário de atendimento: 24 horas (personalizado as demandas existentes do serviço)
Endereço: Rua José Gurgacz, 123 – Bairro Santa Tereza
Contato: (49) 3521-3710



Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Assistência Social

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos