Joaçaba participa do XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura em Concórdia

O XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura foi palco de debates e trocas de experiências entre representantes dos 295 municípios do estado. Realizado na cidade de Concórdia, o evento contou com a participação da Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba, que marcou presença com uma delegação composta pelo Secretário Paulo Guilherme Krause, o Intendente de Cultura Pedro Rafael Peretti e a Chefe de Oficinas Artísticas da Casa da Cultura Rogério Sganzerla, Fátima Prando.

O objetivo principal do fórum foi promover a integração das regiões catarinenses e fomentar o diálogo sobre políticas públicas culturais, visando fortalecer as ações já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias entre o Ministério da Cultura, as prefeituras e o governo do Estado.

A conferência de abertura abordou o tema “Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial”, ministrada por Ana Carla Fonseca, destacando a essência e potência cultural de Santa Catarina. Em seguida, uma mesa redonda sobre “Políticas Culturais dos Governos Estadual e Federal” contou com a participação de autoridades como o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, a Deputada Estadual Luciane Carminatti e a Assessora Técnica de Cultura da CNM, Ana Cristina Maltez.

Diversas oficinas foram oferecidas aos participantes, abrangendo temas como o Sistema Nacional de Cultura, transparência na gestão pública cultural, elaboração de editais e a execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

O ponto alto do evento foi a palestra de encerramento sobre “O Novo Decreto do Fomento Cultural na Prática”, ministrada pelo Dr. Osíris Vargas Pellanda, Coordenador Geral da Consultoria Jurídica do MinC. Além disso, houve a apresentação e entrega do Prêmio de Boas Práticas, a leitura da Carta do Fórum de Concórdia – 2024 e a definição da cidade de Chapecó como sede do Fórum de 2025.

O XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura reafirmou a importância do diálogo e da cooperação entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil na promoção e valorização da cultura catarinense. “O Fórum representa uma oportunidade única de trocar experiências, conhecer novas práticas e fortalecer a cultura em nossos municípios. Estamos comprometidos em levar adiante as discussões e contribuir para o desenvolvimento cultural de nossa região”, destacou o Secretário, Paulo Guilherme Krause.