Secretaria de Assistência Social promove Serenata para Idosos
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaçaba, por meio do Centro de Referência do Idoso (CRI) e do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para Idosos (SCFVI) do CRAS deu início nesta segunda-feira (12) ao Projeto “Serenata da Alegria”.
A pandemia do Covid-19 trouxe, entre tantos problemas, a necessidade do isolamento social para a proteção das pessoas, principalmente as que pertencem ao grupo de risco. No entanto, este isolamento também contribuiu para que idosos que dependiam de cuidados de terceiros, envelhecimento com restrições de deslocamentos e outras situações, sentissem com muito mais intensidade este distanciamento de amigos e familiares, fragilizando-se os vínculos.
Para amenizar esse distanciamento, em forma de serenata, as equipes do CRI e SCFVI levaram o acalento, a alegria e a esperança através da música até a casa dos idosos. As canções remetem aos tempos de namoro, matinês e convivência com outras pessoas. ”Trazendo a música para o cotidiano, oferecemos benefícios para os idosos neste tempo de isolamento, favorecendo a memória e evocando lembranças do presente e do passado. Durante a ação, observamos momentos de emoção, lágrimas, sorrisos e interação dos idosos com as músicas e também da própria equipe. Ao final da Serenata, a gratidão do idoso pela alegria, pelo carinho, pelo reconhecimento e pelo lembrar”, falou a Secretária de Assistência Social, Sandra Pinheiro.
O projeto atenderá idosos participantes do SCFVI e de grupos tradicionais de idosos, com mobilidade reduzida ou em decorrência de dependência de cuidados de terceiros.