Dia D de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Joaçaba
Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (12) e a Secretaria de saúde de Joaçaba preparou um esquema especial para vacinar a população contra a doença. As unidades de saúde Central, ESF Frei Bruno, ESF Nossa Senhora de Lurdes, ESF Santa Tereza, ESF Vila Pedrini, ESF Vila Remor, Posto de Saúde de Santa Helena e Posto de Saúde de Nova Petrópolis ficarão abertos da 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, Jacqueline Bortoli, até o dia 9 de maio foram vacinadas 2586 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 42,5 % dos grupos prioritários que já receberam a vacina da influenza. “A procura pelas doses da vacina contra influenza está sendo grande, muitos já se deslocaram até a sua unidade de saúde e receberam a dose, mais ainda tem muitas pessoas que ainda não procuraram. Pedimos que a população que pertence aos grupos prioritários participem do Dia D de vacinação e previnam-se contra a doença”, falou Jacqueline.
A vacina é destinada às pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Além deste público, poderão ser imunizados contra a influenza, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
A campanha teve início no dia 23 de abril e prossegue até o dia 1º de junho e para realizar a vacina é necessário a Cartão SUS, a Carteira de Vacinação e algum comprovante profissional e/ou a autorização de sua instituição. Professores devem apresentar o “Termo para vacinação de professores atuantes no município de Joaçaba/SC” e aqueles que se enquadram com alguma comorbidade devem trazer o atestado médico especificando a indicação da vacina, exceto aos pacientes inscritos em programas como: diabéticos, hipertenso.