Plenária Municipal de Saúde das Mulheres é realizada em Joaçaba
O Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, com apoio da Secretaria de Saúde, realizou na última terça – feira (25) na Câmara de Vereadores de Joaçaba a Plenária Municipal de Saúde das Mulheres, que é um evento preparatório para a 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres que acontecerá em Herval d’Oeste no próximo dia 9 de maio. Estiveram presentes na Plenária, o Prefeito Dioclésio Ragnini, o vice-prefeito, Jucelino Ferraz, o Secretário de Saúde, Valmor Reisdorfer, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Moreira Lopes, a vereadora Disnéia De Marco e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Schüler, que coordenou os trabalhos.
Neste evento reuniram-se mulheres da gestão do SUS, dos prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuárias para debaterem as propostas que irão para as conferências Regional, Estadual e Nacional, visando melhorar a Política de Atenção Integral às Mulheres.
As palestrantes Paula Giovana Kleber, Marisa Magali Maieski Wames, Rúbia Karen Provensi e Maristela Rosa Abatti Schüler fizeram uma explanação sobre os quatro eixos temáticos que nortearam os debates da plenária.
Finalizadas as palestras, as participantes reuniram-se em quatro grupos para debater os assuntos referente a cada eixo temático e deliberar sobre as propostas a serem enviadas para as Conferências Regional e Estadual. Na sequência, as participantes reuniram-se novamente para analisar o Relatório Final com todas as propostas, sendo cada uma lida e aprovada por todas as mulheres presentes.
No evento também foram eleitas quatro delegadas que representarão o município nas conferências Regional e Estadual, sendo elas: Ivanilde Rhoden e Sueli Ferraz representando o segmento de usuárias; Luisa Cavalcanti representando o segmento de Profissionais de Saúde e Mariana Zopeletto representando os Gestores/Prestadores de Serviços.
De acordo com Jair Schüler, presidente do Conselho de Saúde, o evento atingiu o objetivo esperado, que era reunir as mulheres de diversos segmentos para discutir a situação atual e propor alternativas para melhorar a Política Nacional de Saúde da Mulher. “Somente com a participação da sociedade poderemos continuar construindo um sistema de saúde que atenda às necessidades da nossa gente. E, esse encontro foi de suma importância para esse processo de construção”, afirmou Jair.