Campanha contra a gripe em Joaçaba deve imunizar sete mil pessoas
A Campanha Nacional contra a Gripe (influenza) começou nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde. Diante do aumento de casos de H1N1, o início da imunização para os grupos prioritários foi antecipada. Em Joaçaba, a operação conta com seis postos de vacinação e a meta é imunizar sete mil pessoas.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Neste primeiro dia, muitas pessoas buscaram os postos, por isso filas se formaram especialmente na Estratégia Saúde da Família (ESF) do centro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a procura pelas doses é um indicativo de preocupação, no entanto os grupos prioritários terão assegurado a imunização até o fim da campanha.
Joaçaba recebeu até agora aproximadamente 50% das doses a fim de iniciar a campanha. A expectativa é receber outra remessa antes do dia 30 de abril, sábado de Mobilização Nacional, quando haverá horário especial, das 8h às 17h, e atendimento também nas comunidades do interior, em Santa Helena e Nova Petrópolis.
POSTOS DE VACINAÇÃO
Confira os postos de vacinação de Joaçaba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
– ESF Centro;
– ESF Frei Bruno;
– ESF Santa Tereza;
– ESF Vila Remor;
– ESF Nossa Senhora de Lourdes;
– ESF Vila Pedrini.
PREVENÇÃO
Além da vacinação, recomenda-se que a população em geral adote cuidados de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar e utilizar álcool gel nas mãos está entre as mais importantes.