Concreto armado será a melhor opção para Rua Augusto Arbugeri

 Uma reunião técnica, ainda no ano 2014, definiu alterações drásticas no projeto de pavimentação da Rua Augusto Arbugeri que deverão ser efetivadas nas próximas semanas. Prevista para acontecer em asfalto, a obra agora deverá ser realizada em concreto armado. A alteração se deu após pedido de revisão do projeto, em decorrência das fortes chuvas, ocorridas recentemente. “Observamos que a drenagem precisava ser ampliada e que o comportamento do terreno demonstrou que qualquer intervenção mais drástica iria colocar ainda mais em risco a execução dos trabalhos, bem como a dos usuários” explicou Venilton Telles, secretário de infraestrutura.

 

A recuperação da rua Augusto Arbugeri, chegou a ter seu processo licitatória iniciado. “Foi uma decisão difícil, mas que precisou ser tomada. Não estamos aqui para fazer obras mal feitas, ou ainda que não sejam a ideal para a comunidade. Apesar do pavimento em asfalto ser melhor, o item segurança é prioritário” revelou Venilton.

 

Um dos fatores, que complicam obras no local é o terreno, totalmente acidentado. Segundo os técnicos, o asfalto para ser aplicado, necessita uma grande movimentação de terra e por estar em uma área de risco de deslizamento, faz necessário a execução de obras de contenção de terreno. “Esse é o motivo pela mudança de execução do projeto. Toda a rua em sua extensão está em uma área com grande declividade.  Essa via, atende uma demanda dos bairros Monte Belo e Boa Vista, encurtando cerca de mil e duzentos metros a distância entre os bairros e o centro. Não podemos realizar um projeto paliativo nesse local” fala Venilton.

 

Segundo informações do Secretário Venilton, não procede informações de que a Prefeitura tenha perdido recursos do Estado, previstos para essa obra. “O que precisamos é ter responsabilidade em um projeto importante como esse. Não rebemos até o momento um centavo para pavimentar a rua Augusto Arbugere. Tudo que estávamos executando até o momento eram com recursos próprios” finaliza Venilton. Ainda segundo informações da administração, o recurso do Estado não chegou se quer a ser descentralizado, o que de certa forma colaborou para revisão técnica do projeto. A expectativa da administração é que o novo projeto seja apresentado ainda essa semana, com nova planilha de custos. O secretário reforça, que devido a essas necessidades, a expectativa é que o investimento na obra seja maior do que o previsto no primeiro projeto.