Administração avalia primeiros 30 dias de coleta seletiva de lixo

Joaçaba 26/02/14: Em reunião entre comissão de acompanhamento do processo de implantação da coleta seletiva de lixo e empresa contratada para execução dos serviços, foram avaliados os primeiros 30 dias do novo serviço implantando no município. A coleta seletiva foi implantada no dia 27 de janeiro e ao longo de 30 dias o índice de reclamação formal e informal foi de 1% em relação ao total da população atendida. Entre os pontos a serem melhorados estão a divulgação dos horários de coleta, conscientização da sistemática de coleta, criação de canal de reclamação e sugestões dos serviços e implantação de GPS no caminhão de coleta, para fiscalização do itinerário executado.

Segundo a administração, a avaliação é positiva, levando em conta o índice de reclamações. "São os primeiros 30 dias do serviço e trata-se de um projeto piloto, por isso é claro que melhorias terão que acontecer. Quando falamos de coleta de lixo, estamos falando também de educação ambiental e mudança de habito e isso leva tempo até acontecer com plenitude" destacou o secretário de administração Celso Felipe Bordin.

Ainda na reunião ficou definido a data do início dos trabalhos de conscientização nas escolas. Outra informação relevante foi a fase final das obras do novo barracão que irá receber em definitivo a Acomar que é uma das duas cooperativas de lixo reciclável que atuam na cidade. A expectativa da Prefeitura é que depois do carnaval a Associação realize a mudança para o novo local. Onde hoje a Acomar atua, no bairro Vila Pedrini, será reurbanizado e receberá uma praça para atender a comunidade do bairro e também da comunidade de Vila Cachoeirinha. O telefone para contato de reclamações, dúvidas e auxílio é: 49 3522 4899 ou através do e-mail: coleta.jba@gmail.com.