Prefeitura de Joaçaba já investiu mais de 4 milhões no primeiro semestre deste ano

Transparência. Essa foi à palavra de ordem na manhã desta terça-feira em Joaçaba, quando o Prefeito Rafael Laske, juntamente com o seu vice Joventino de Marco e o secretário de administração Ricardo Grando, realizaram a primeira de uma série de reuniões de avaliação do primeiro semestre deste ano de sua gestão. “Fiz questão de começar pela imprensa e por entidades representativas, como o CDL e Acioc, porque no nosso entendimento, eles representam na essência diversos setores de nossa cidade. Eles merecem e tem o direito de saber como anda a gestão da cidade onde moram.” Argumentou o Prefeito na abertura da reunião.  

Durante o encontro o Prefeito divulgou investimentos superiores a ordem de quatro milhões de reais já realizados no primeiro semestre deste ano, também foram apresentadas a ações que serão executadas no segundo semestres e por fim foi divulgado dados sobres as medidas de contenção de despesas, que objetiva aumentar, ainda mais, o poder de investimento da administração municipal. “Em 2009 tivemos um ano difícil, era o primeiro ano de gestão e foi preciso passar esse processo para saber exatamente quem estava comprometido de fato com nosso plano de trabalho. As mudanças realizadas já no inicio deste ano, já demonstraram os primeiros resultados nesse primeiro semestres e muito mais será feito até o fim do ano” destacou Laske. 

Entre os investimentos e obras apresentadas, merecem destaque a revitalização da Feira Livre Municipal, as aquisições de três terrenos para construção de unidades de saúde em bairros da cidade e mais a reforma de uma outra unidade de saúde no bairro Villa Pedrini, que junto com a pavimentação de junto com a pavimentação de 11 ruas já são ações concretizada. Ainda encontra-se em fase de execução a revitalização da pista e o projeto Renav/GPS ambos no aeroporto Municipal Santa Terezinha, a revitalização da biblioteca pública municipal, o projeto pró jovem trabalhador e o acesso Hisa Weg. “Ao todo investimento aproximadamente nos seis primeiros meses quatro milhões e setecentos mil reais” destacou o Prefeito. Ainda no encontro foi apresentado o planejamento para o segundo semestre deste ano. Entre as ações apresentadas destaque para a pavimentação de mais seis ruas com destaque para a ligação asfaltica entre os bairros Vila Pedrini e Vila Cordazo, além da reforma da Praça Adolfo Konder e os banheiros públicos, a renaturalização do Rio do Tigre e a conclusão da primeira etapa da rodoviária. Nesse segundo semestre serão mais quatro milhões de reais investidos.

Por fim o secretário de administração, apresentou as ações de gestão administrativa que objetivaram os cortes de despesas. “Foi necessário mexer em alguns contratos para que possamos realizar ainda mais obras. Optamos por começar pelos grandes e depois os pequenos também deverão sofrer algum tipo de alteração, mas nada que atrapalhe os trabalhos da administração. Nossa idéia é apenas cortar aquilo que é desnecessário ou ainda que está com um custo muito alto” descreveu o secretário de administração Ricardo Grando. Ao todo com os cortes de serviços de terceiros, a Prefeitura está fazendo uma economia de aproximadamente um milhão de reais isso sem contar ainda o sucesso do sistema de monitoramento de frota, que já gerou economia nos gastos com combustível e manutenção da frota de veículos da administração municipal. “Ainda temos que contar as economias geradas pelos processos licitatórios. Conseguimos uma redução de 16% no processos da administração, 35% no Fundo Municipal de Saúde e 22% no Fundo Municipal de Assistência Social” descreveu. 

O Prefeito Rafael Laske, ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores fez questão de destacar a parceria com o legislativo. “Muitas dessas obras só foram realizadas porque vereadores atuaram de forma conjunta na obtenção de recursos, seja na esfera federal ou ainda estadual.” falou o Prefeito. Para ele, a mudança de postura e a relação entres os dois poderes mudou muito nesse ano, tanto que ações que serão executadas no segundo semestre, como a construção do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros só acontecerá por repasse de recursos da câmara de vereadores do município. 

Por fim, os presentes no encontro foram unânimes em enaltecer a atitude da administração. “Trata-se de um sinal de transparência e compromisso, porque também somos cobrados e queremos ver nossa cidade melhorar e crescer.” Falou Miguel Giusti, presidente da CDL do município. A próxima etapa agora será apresentação dos resultados para os funcionários e cargos da administração e já na semana que vem uma grande audiência pública aberta a toda a comunidade. “O choque de gestão que falamos está acontecendo e agora a população poderá conferir isso de perto” finalizou o Prefeito.