VÁRIAS ATIVIDADES MARCARAM A SEMANA DE MEIO AMBIENTE EM JOAÇABA.
Joaçaba – Na última semana, várias ações foram realizadas em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, comemorado n o fia 05 de junho. Com inicio no dia 02, a semana do meio ambiente, organizada pela Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Joaçaba, realizou a limpeza das margens do Rio do Tigre, nas proximidades da feira livre e plantio de aproximadamente 30 mudas de arvores nativas. Foram retirados 33Kg de lixo das margens do rio, apenas naquele trecho. No local um mutirão foi realizado, com vários alunos do Colégio Santíssima Trindade, a Polícia Ambiental e homens do Tiro de Guerra. O prefeito Rafael Laske, também esteve presente e ajudou a plantar uma pequena muda de árvore. “É importante envolvermos os jovens nessas atividades. A educação ambiental deve estar inserida na vida dessas pessoas, pois são elas, que em pequenas ações farão a diferença e a mudança, na melhoria, na preservação e na conscientização sobre os cuidados com a natureza”, ressaltou Laske.
No dia 03 a Polícia Militar Ambiental fez um demonstrativo de equipamentos, materiais e fotos de animais apreendidos, com a entrega de cartilhas temáticas sobre a água, flora, fauna, queimadas, solo, entre outros. No dia 04 as atividades foram canceladas em virtude da temperatura que impediu a limpeza e plantio de mudas as margens do Rio Antinha.
Mesmo assim, foi realizada a entrega de cartilhas confeccionadas pelo Município de Joaçaba, Herval d’Oeste e SDR em toda a rede escolar. A cartilha foi uma realização da SDR de Joaçaba e as prefeituras de Herval d’ Oeste e Joaçaba. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Joaçaba e Herval d’ Oeste; Gerencia de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Joaçaba. 8ª Companhia Policia Militar, FATMA, AFUBRA, GERED e Governo de Santa Catarina.
No dia 05 aconteceu o I Encontro Intermunicipal em defesa do meio ambiente na Praça Central de Herval D’Oeste. Na ocasião foram entregues mudas de árvores nativas, sementes de hortaliças, apresentações culturais e artísticas.
No mesmo dia, no período da tarde realizou-se a trilha ecológica no Nuperajo, com a participação de 89 pessoas, na maioria alunos da rede escolar municipal. Quem participou da trilha pode ver araucárias centenárias, espécies ameaçadas de extinção como: pinheiro, imbuia e xaxim, além de conhecer o interior da mata atlântica, a formação conhecida como floresta ambrófila mista. Todos desfrutaram de um dia diferente, em contato direto com a natureza. Os técnicos que comandaram os grupos passaram informações sobre a fauna e a flora local.Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, houve a soltura de um gavião que havia sido apreendido pela Policia Militar Ambiental.
Segundo Shéli Bagio, Assessora de Meio Ambiente, o evento serviu para a conscientização de alunos, crianças, jovens, adultos e a comunidade, sobre os problemas enfrentados com a degradação do meio ambiente”diz. “Contamos com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Samu, que acompanharam os participantes da trilha ecológica dando suporte quando necessário. Temos que agradecer ainda o CDL, que se responsabilizou pela iluminação do monumento Frei Bruno, que esteve durante toda semana na cor verde, e a todos que participaram e apoiaram o evento”, completa.
Shéli ainda enfatiza que, “a semana foi intensa, repleta de atividades, que visou principalmente fazer um alerta a população dos cuidados e das melhorias que podem, e devem ser feitas em nossos hábitos diários; para que os impactos sejam menores, e para que as pessoas se conscientizem dos danos que a natureza vem sofrendo. Um alerta que nunca cansaremos de fazer, pois já podemos ver os reflexos do consumo exagerado dos recursos naturais e da poluição; exemplo disso foi à estiagem que passamos no ultimo mês, diz”.