Joaçaba será a primeira sede do Festival Catarinense de Esporte e Lazer.

Joaçaba – Representantes da União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de Santa Catarina(UNESPORTE), estiveram em Joaçaba apresentando o Projeto VIVA – Festival Catarinense de Esporte e Lazer.

A reunião foi na sede da prefeitura municipal.Entre os presentes, alem do Prefeito Rafael Laske,estiveram o Diretor da UNESPORTE – Adalir Pecos Borsatti,o Chefe de Gabinete da administração municipal – Eli Martins e Roberto Wesoloski,que no mês de fevereiro assume a Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba.

Durante a conversa foi explicado como o projeto vai funcionar. A idéia surgiu através do Governo do Estado numa parceria com o Grupo RBS.A motivação é a existência de um conjunto de arenas e espaços multiuso espalhadas por Santa Catarina, que inclui,entre outros,a Arena Jaraguá – em Jaraguá do Sul,os recém inaugurados centros de eventos de Chapecó e Concórdia e o Teatro Maestro Alfredo Sigwalt – em Joaçaba.

A partir deste cenário, no ano passado, foi formatado o projeto VIVA que tem o objetivo de integrar as diversas regiões e suas comunidades.

Estima-se um envolvimento direto de 15 a 20 mil pessoas, entre atletas e para-atletas, artistas e instrutores, com um público de 50 a 80 mil pessoas, que vão participar de atividades esportivas, culturais e de lazer,tudo dentro do projeto.

Neste ano os eventos acontecerão entre 10 e 14 cidades do Estado, entre os meses de março e agosto. Alem de Joaçaba foram selecionadas as seguintes cidades: São José, Lages, Concórdia, Piratuba, Criciúma, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Pomerode, Florianópolis, Chapecó, Araranguá, Brusque e Itajaí.

Em Joaçaba todas as atividades deverão acontecer no teatro Maestro Alfredo Sigwalt, as datas ainda não estão definidas, mas é possível que seja na segunda semana de Março, de 4ª até sábado.

Segundo o Diretor da UNESPORTE – Adalir Borsatti, o evento é abrangente e deve atrair a atenção da comunidade.

“Entre as atrações que vão acontecer aqui estão oficinas culturais, clínicas de esporte e para-desporte, palestras, espetáculos de dança, teatro e música. Tudo aberto a comunidade sem a cobrança de ingressos.”.

A idéia é alem de valorizar grupos locais também trazer atrações de outras cidades e até de outros estados. Palestrantes de renome serão convidados, alem de orquestras e grupos de teatro.

A Prefeitura Municipal será parceira e vai auxiliar na divulgação e logística.

“Este é um evento que temos total interesse em sediar, afinal esta administração quer oferecer lazer a toda nossa população. Um projeto como esse representa qualidade de vida para todos.”Comentou o Chefe de Gabinete Eli Martins.

Para o Prefeito Rafael Laske a iniciativa deverá alcançar o sucesso esperado já que conta com parcerias fortes e comprometidas.

“Temos a certeza de que será mais um vento para marcar Joaçaba e a região. Nossa população poderá aproveitar as oportunidades de conhecimento e lazer  já que todas as atividades serão abertas ao público. Alem disso,acreditamos no sucesso pela parceria com o Governo do Estado e o Grupo RBS. ”

Nos próximos dias a Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte deverá oficializar o pedido para que Joaçaba sedie a etapa do projeto VIVA.