6ª Conferência Municipal de Saúde de Joaçaba reúne aproximadamente 300 pessoas
Aconteceu nesta quarta-feira (15), no Auditório Afonso Dresch da Unoesc, a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Joaçaba. Participaram do evento, que tinha como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, aproximadamente 300 pessoas, entre elas, o prefeito Dioclésio Ragnini, autoridades, vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde, prestadores, servidores e a comunidade geral.
Na oportunidade, os presentes prestigiaram a palestra Magna “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia- amanhã vai ser outro dia” ministrada pelo Dr. Antonio Sergio Curioni. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos, onde foram debatidos os seguintes eixos temáticos: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, sendo elencadas as propostas de nível municipal, estadual e nacional, bem como, eleitas as propostas a serem encaminhadas para a Etapa Macrorregional.
A Conferência Municipal de Saúde, que é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), acontece a cada quatro anos e reúne segmentos representativos da sociedade (população em geral, profissionais de saúde, gestores e prestadores), para debater a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde, garantindo o cumprimento da Lei 8142/90 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao final do evento, também foram eleitos os delegados que irão participar da etapa macrorregional, que acontece nos dias 04 e 05 de abril em Campos Novos.
—