---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CERT vence Gincana de Educação Fiscal e recebe R$ 50 mil em mercadorias apreendidas pela Receita Federal

Publicado em 31/10/2018 às 17:31 - Atualizado em 31/10/2018 às 17:43

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), no Teatro Alfredo Sigwalt, a cerimônia de encerramento do Projeto de Educação Fiscal 2018, que é uma ação conjunta entre Receita Federal, Unoesc, Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba e 7ª GERED. O evento contou com apresentações culturais e com o anúncio e premiação da equipe vencedora da Gincana de Educação Fiscal, ficando campeã a escola CERT - Centro Educacional Roberto Tromposky, por meio da equipe "Os Mitos Supremos", que levou a premiação máxima do evento, sendo premiada com um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal no valor de R$ 50 mil. Os recursos arrecadados serão destinados à melhoria da estrutura da escola.

O projeto de educação fiscal é uma iniciativa espontânea, voluntária e colaborativa que aproveita o potencial das instituições envolvidas (Receita Federal, Unoesc, Secretaria de Educação de Joaçaba e GERED), cada uma em sua área de atuação, para contribuir com o processo de formação dos novos cidadãos, trabalhando a importância dos tributos junto aos alunos da rede municipal e estadual (9º ano do ensino fundamental e 2ªs séries do ensino médio).  O objetivo é agregar ao processo de escolarização, lições básicas de cidadania fiscal. De um lado, conscientizar os estudantes a respeito do papel da tributação na construção de uma sociedade civilizada e, de outro, despertar a cidadania ativa para aguçar o senso crítico do cidadão quanto à correta aplicação dos recursos públicos oriundos da tributação. 

Em sua fase inicial, o Projeto previu a capacitação dos professores envolvidos, com a finalidade de sensibilizá-los quanto à importância do tema, trazendo informações e dados relativos à cidadania fiscal e conceitos básicos do sistema tributário brasileiro. Na sequência, iniciaram-se as atividades com os alunos. As ações desenvolvidas foram divididas em três momentos, sendo uma visita guiada ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal, o Concurso de redação e a Gincana interescolar, que foi a etapa de maior volume de atividades, com intensa participação dos alunos e inúmeros momentos marcantes, como, por exemplo, as tarefas relâmpagos que foram realizadas no Parque Municipal de Joaçaba.

Participaram do projeto as escolas:  CERT, NUPERAJO, Rotary Fritz Lucht, CEFREI, EEB. Gov. Celso Ramos, E.M. Nossa Sra. De Lourdes e EED. Dep. Nelson Pedrini.  


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar