Data: 17/06/2009

Inaugurada Creche Nossa Senhora de Lourdes.

Joaçaba - A solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Lurdes foi realizada nesta segunda-feira(15), na Rua Arduíno Poyer. Estiveram presentes o prefeito Rafael Laske, o vice Joventino De Marco, o promotor Dr. Márcio Conti Jr, o juiz Edemar Grubber, vereadores, o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, secretários e ex-secretários municipais, o ex-prefeito Armindo Haro Neto, alunos pais e a comunidade.

A obra era uma reivindicação antiga da Cidade Alta, que contemplará 60 crianças, com idades entre 3 meses e 3 anos. A obra teve início em 2008 através de medida compensatória ambiental de ação civil púbica, e mais a contrapartida do município. Em um espaço de 299 m², foram construídos salas de aulas, cozinha, berçários I, II e III, solários, lactários, parque infantil e sanitários adaptados. Serão contratados 15 professores, que devem atender a demanda de crianças. O custo da obra foi de R$220.080,77 mil reais, realizada pela empresa Egito Engenharia Ltda. 

Segundo o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, “a inauguração da creche ameniza um antigo problema, a falta de vagas. Oferecendo às crianças um ambiente agradável e familiar, com atividades recreativas e educativas. A creche tem a importante função de atender às mães que trabalham, para reforçar o orçamento doméstico e não têm com quem deixar os filhos". 

O secretário revela ainda que já foi feito um novo encaminhamento de  projeto ao Governo Federal, para a construção de mais uma creche em Joaçaba próxima ao Aeroporto Municipal. Com capacidade para 60 crianças. “O encaminhamento foi feito no final de maio, e esperamos ser contemplados em breve, diz”

O município conta com hoje três creches, atendendo cerca de 320 crianças; Mundo Encantado, localizada no bairro Santa Tereza que atende a 200 crianças, a Rosa Branco, na Caetano branco e a Tempo de Aprender no centro,  que atende a 120 crianças.

O prefeito Rafael Laske, ressaltou a estrutura moderna que a creche possui, “uma referência para o estado, essa é a primeira inauguração do mandato e será a primeira de muitas”,diz.

A creche possui espaços diferenciados e adequados às necessidades das crianças e funcionários.  Segundo Eliane de Souza Buttner, diretora da creche, “esse Centro de Educação Infantil, virá para desafogar a demanda das creches do centro, sem que a prefeitura gaste ainda com o transporte, pois as crianças virão das redondezas”, diz. 

Os critérios para efetuar a matrícula, segundo a diretora são de que “os pais estejam trabalhando e sejam Joaçabenses. Os pais tem a opção de matricular seu filho no período integral ou meio período, a creche atenderá crianças de 4 meses até 3 anos e 11 meses”.   

“Apesar de às vezes ser difícil para os pais, deixar o bebê em berçário ou creche pode ser importante para o seu desenvolvimento. Estímulos como música, movimentos, cores e brincadeiras, além da socialização, são a base da educação infantil. A escola para crianças de até 3 anos deixou de ser significado só de cuidado ou assistência social há algum tempo”, salienta Eliane. “Os pais saem para trabalhar e tem onde deixar seus filhos, e ficam tranqüilos, pois as crianças tem atividades todos os dias, que trabalham com o desenvolvimento delas, o lúdico, o emocional a linguagem e a percepção”, completa. 

O Secretário de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini, ressalta a importância das creches na formação das crianças, “de que investir na qualidade da Educação Infantil é contribuir para que os alunos cheguem à alfabetização em melhores condições de aprendizado ", diz.  

Galeria de Fotos


Busca de Notícias


até


Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Joaçaba.